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02 / 2018

Servidores do Detran são valorizados com ações do Governo do Estado

Maranhão

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Servidores do Detran durante cursos de capacitação oferecidos este ano. Foto: Divulgação

Servidores do Detran durante cursos de capacitação oferecidos este ano. Foto: Divulgação

O Governo do Estado tem desenvolvido uma gestão com foco nos recursos humanos do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), o que está representando oportunidades de capacitação e melhoria nas condições de trabalho dos servidores. Em maio deste ano, a gestão estadual iniciou o Programa de Desenvolvimento Institucional e, como parte dele, o Plano de Valorização do Servidor, inicialmente com 12 metas.

“O maior patrimônio do Detran são as pessoas que trabalham nele. Nos últimos seis meses, conseguimos capacitar centenas de servidores e tomamos iniciativas que puderam gerar uma melhoria geral nas condições de trabalho. O investimento em recursos humanos tem colaborado na construção de um ambiente acolhedor e produtivo, o que nos permite atender melhor a população”, explicou a diretora-geral do Detran, Larissa Abdalla.

Dentre os avanços do Plano de Valorização, o Detran concluiu a formação de cinco turmas de servidores no curso de Capacitação em Desenvolvimento Humano e Gerencial, voltado para a melhoria do atendimento ao público. Ao todo, 131 servidores foram capacitados, que foi executado em dois módulos: ‘Liderança e Comunicação’ e ‘Qualidade no Atendimento’.

Ginástica laboral é mais uma das ações de valorização dos servidores desenvolvidas no Detran. Foto: Divulgação

Ginástica laboral é mais uma das ações de valorização dos servidores desenvolvidas no Detran. Foto: Divulgação

Segundo o coordenador do setor de Atendimento, André Costa Carvalho, depois da formação, já foi possível sentir mudanças positivas. “Os servidores saíram do curso mais confiantes e prontos para dialogarem e prestar um serviço ainda mais eficaz aos usuários do serviço público”, afirmou André Costa Carvalho.

Outras áreas também beneficiadas com cursos de formação e capacitação foram os setores de Educação para o Trânsito e Ouvidoria. Um dos cursos teve como foco a Operação Lei Seca, e preparou os servidores sobre os procedimentos que devem adotar durante uma barreira policial. No caso da Ouvidoria, o curso ministrado aos servidores ligados ao setor teve como tema a Lei de Acesso à Informação. Os cursos foram oferecidos em São Luís e em algumas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Os servidores do setor de Vistoria e Emplacamento também foram beneficiados com adicional de insalubridade e fornecimento de equipamento de proteção individual, uma iniciativa inédita no Detran. A preocupação com a saúde do servidor motivou a implantação do projeto Ginástica Laboral, que vem sendo realizado três vezes por semana. O objetivo é a prevenção de problemas ligados à má postura e esforço repetitivo.

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