17
11 / 2017

Aginova compõe missão técnica aos Parques Tecnológicos de SC

Mato Grosso do Sul

Tamanho

O Diretor da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova), Valdir Souza Ferreira, representou a UFMS em missão técnica aos Parques Tecnológicos e inciativas de inovação em Florianópolis e região.

A convite do Sebrae/MS, também participaram da missão representantes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Câmara dos Vereadores de Campo Grande.

O objetivo da missão foi promover “a aproximação de gestores públicos e privados de modelos sustentáveis de Parques Tecnológicos, de inciativas de inovação e políticas públicas que contribuam para ambientes de atração de empresas e, assim, prospectar novas oportunidades de desenvolvimento para Campo Grande e o Estado”.

Na terça-feira (26), o grupo esteve em visita ao Sapiens Parque, desenvolvido sob o conceito de Parque de Inovação, e ao Parque Tecnológico Pedra Branca, em Palhoça, onde funciona a Incubadora Inaitec e que possui iniciativas com Micro Empreendedor Individual (MEI).

Já na quarta-feira (27), a missão conheceu a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), que em seu espaço contempla a Midi – Incubadora Tecnológica, a Aceleradora Darvin, espaço de co-working e Lin-Lab, além de área para comercializar os produtos das inovações.

Também estiveram no Parque Tecnológico Alfa, onde está localizada a incubadora de projetos Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e a Incubadora Celta (Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas).

Segundo o professor Valdir Ferreira, a UFSC deu estrutura para o início dos parques tecnológicos, que são ambientes para inovação e transferência de tecnologia. “Essa visita nos propiciou ver esses modelos avançados de parques tecnológicos: eles abrem os editais, selecionam as propostas, e as empresas se instalam em um ambiente com toda a orientação para que o empreendimento prospere”, explica o Diretor da Aginova.

O grupo que compôs a missão técnica, além de outros que estejam envolvidos com a questão da tecnologia e da inovação, deve se reunir futuramente para dar prosseguimento a proposta de instalação de um parque tecnológico local. “Agora teremos de fazer uma avaliação de como está a situação da inovação e transferência de tecnologia no Estado para propor uma modelo que possibilite fazer algo semelhante”, diz Valdir Ferreira.

Se você está buscando um novo emprego, selecione abaixo:

Cadastre seu currículo agora   Envie seu currículo para dezenas de empresas

Revise seu currículo com um especialista   Consultoria gratuita para obter um emprego