17
11 / 2017

Exposição de gravuras de alunos de Artes Visuais começa dia 5

Mato Grosso do Sul

Tamanho

Será aberta no próximo dia 5 de outubro a Exposição de Gravuras: A Sutileza do Traço em Quatro Versões de Miniprint. Esta exposição apresenta trabalhos desenvolvidos pelas acadêmicas Jeanne do Amaral, Kahena Loureiro, Lucia Ribeiro e Suzuko Yamazaki, do curso de Artes Visuais da FAALC, na oficina de gravura, orientadas pelo professor Rafael Maldonado.

As gravuras são todas em pequeno formato (10×10 cm), utilizando como matriz o cobre nas técnicas da água-forte e água-tinta.  As gravuras de Lucia Ribeiro foram expostas esse ano em exposições internacionais como a Mini Print Internacional de Cadaqués – Espanha, a Miniprint International de Rosário, Argentina, e no Museo Nómade del Grabado – Argentina-Brasil-México.

A principal característica da gravura é a reprodução. A partir de uma imagem sobre diferentes matrizes (madeira, linóleo, metal e pedra) o artista faz impressões e cada cópia é, em si, considerada obra de arte original. O processo da gravura tem três momentos. No primeiro, trabalha-se com instrumentos e técnicas específicas (cortes, incisões e meios químicos) em materiais como metal, linóleo, madeira, pedra, entre outros. No segundo momento, entinta-se a matriz e, completando o processo, a impressão que pode ser numa prensa ou manual.

A gravura em metal é a técnica em que são utilizados metais maleáveis e resistentes a oxidação (cobre, latão e zinco), onde a imagem é gravada direta ou indiretamente na matriz, através de ferramentas como ponta seca e buril, ou com ácidos, sendo as técnicas de ponta seca, água-forte e água-tinta as mais conhecidas.

Essa mostra é parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e ficará em cartaz na Galeria de Vidro da Plataforma Cultural da Esplanada Ferroviária, na avenida Calógeras nº 3015, de 5 a 29 de outubro de 2017.

Se você está buscando um novo emprego, selecione abaixo:

Cadastre seu currículo agora   Envie seu currículo para dezenas de empresas

Revise seu currículo com um especialista   Consultoria gratuita para obter um emprego