17
11 / 2017

Pesquisadores do LEMA/UFMS publicam artigo em importante periódico inglês

Mato Grosso do Sul

Tamanho

O professor Giuseppe Câmara e o pesquisador Vitor Ruffo, do Laboratório de Eletroquímica de Materiais Avançados (LEMA/GEEP/UFMS), tiveram um artigo aceito no prestigiado periódico inglês “Journal of Materials Chemistry A”, da Royal Society of Chemistry.

O trabalho é resultado do projeto de doutorado de Vitor A. Ruffo, doutor recém-formado do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ/UFMS). No trabalho, os autores desenvolveram uma técnica baseada na difusão cruzada de dois íons metálicos, que quando submetidos a uma diferença de potencial, são depositados num fio fino de ouro. A deposição permite que as diferentes concentrações geradas pela difusão em direções opostas sejam “congeladas no tempo”. Assim, obtém-se uma amostra que tem todas as composições possíveis de um sistema binário, o que permite uma sensível economia de tempo e material na análise de combinações metálicas.

Este tipo de abordagem é conhecido como “química combinatória’, mas segundo o professor Giuseppe, até o momento a obtenção simultânea de múltiplas composições se limitava ao uso de canhões metalizadores, que são equipamentos de alto custo, e portanto, restringiam as pesquisas a poucos centros do mundo. De acordo com o pesquisador, a abordagem desenvolvida no LEMA pode ser executada com equipamentos de baixo custo, que são encontrados em praticamente qualquer laboratório de química, o que pode permitir que o número de cientistas envolvidos nas pesquisas relacionadas à química combinatória aumente de forma exponencial nos próximos anos. O artigo completo pode ser acessado no link:

http://pubs.rsc.org/en/content/articlepdf/2014/TA/C7TA05036D?page=search

Se você está buscando um novo emprego, selecione abaixo:

Cadastre seu currículo agora   Envie seu currículo para dezenas de empresas

Revise seu currículo com um especialista   Consultoria gratuita para obter um emprego