24
02 / 2018

Polícia Civil inaugura núcleo de Justiça Restaurativa em Itaqui

Rio Grande do Sul

Tamanho

A Polícia Civil inaugurou, nesta quarta-feira (9), o Núcleo de Mediação de Conflitos do Programa Mediar na Delegacia de Polícia de Itaqui, na Fronteira Oeste. A partir de agora, a unidade vai utilizar a Justiça Restaurativa no enfrentamento à violência e à criminalidade. Em vigor há 10 anos no Brasil, a prática consiste em resolver coletivamente crimes ou ofensas com a participação do infrator e da vítima.

O projeto Mediar foi transformado em programa pela Portaria 168/2014 da Chefia de Polícia. O objetivo é avançar nos ideais de mediação não punitiva, como contraponto à Justiça Retributiva. 

O chefe de Polícia, Emerson Wendt, ressaltou o grande índice de resolubilidade do programa e a baixa taxa de reincidência dos casos atendidos. "O Núcleo de Mediação será importante para resolvermos conflitos e situações de litígio que se enquadram no Mediar", acrescentou a titular da Delegacia de Polícia de Itaqui, Elisandra Mattoso Batista.

Participaram o diretor do Departamento de Polícia do Interior, Fernando Antônio Sodré de Oliveira, o diretor da Divisão de Assessoramento para Assuntos Institucionais, Joerberth Pinto Nunes e o delegado de Polícia Regional da 21ª Região Policial, Charles Dias do Nascimento.

Texto: Jorge Felipe/Polícia Civil
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Se você está buscando um novo emprego, selecione abaixo:

Cadastre seu currículo agora   Envie seu currículo para dezenas de empresas

Revise seu currículo com um especialista   Consultoria gratuita para obter um emprego