17
02 / 2018

Polícia Civil identifica hacker que aplicava golpes contra instituição bancária em SC

Santa Catarina

Tamanho

Polícia Civil identifica hacker que aplicava golpes contra instituição bancária em SC

Detalhes
Publicado em Quarta, 22 de Março de 2017, 14:17

A Polícia Civil, através da Divisão de Defraudações, deflagrou a operação Spam, para coibir fraudes de hackers contra instituições bancárias no Estado. Foi cumprido na manhã de terça-feira, 21, um Mandado de Busca e Apreensão na residência de um suspeito, de 25 anos, responsável pelo golpe, avaliado em R$ 400 mil, contra um banco. A ação policial ocorreu no Bairro Itoupava Norte, em Blumenau. O suspeito foi indiciado por furto mediante fraude e depois de interrogado, foi liberado.

deic 1

De acordo com o delegado Raphael Werling de Oliveira, o acusado enviava e-mails Spam para diversas pessoas, sendo que, na maioria das vezes, essas mensagens continham um vírus do tipo keylogger. “Os e-mails simulavam páginas de instituições bancárias e solicitavam informações de clientes. Com isso, o investigado obtinha dados bancários sigilosos e, a partir daí, utilizava as contas bancárias para o pagamento de boletos e compras pela internet”, explica.

Segundo o delegado, ao identificar o pagamento indevido, o cliente contestava junto a Instituição Bancária.“Após comprovar a fraude, o cliente era restituído e o banco ficava com o prejuízo”, afirma.

O delegado disse ainda, que o método utilizado pelo hacker era de grande complexidade, inclusive, os IPs utilizados para o envio dos e-mails eram mascarados, dificultando sobremaneira a ação policial.

O cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão foi acompanhado por um perito, do Instituto Geral de Perícias, ocasião em que foram apreendidos os computadores utilizados nas fraudes.

Informações adicionais para a imprensa
Clarissa Margotti
Assessoria de Imprensa da Polícia Civil
E-mail: imprensa@pc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-2313 / 99968-9600
Site: www.policiacivil.sc.gov.br

Se você está buscando um novo emprego, selecione abaixo:

Cadastre seu currículo agora   Envie seu currículo para dezenas de empresas

Revise seu currículo com um especialista   Consultoria gratuita para obter um emprego