17
02 / 2018

Governo terá informações sobre o desempenho do turismo em Sergipe

Sergipe

Tamanho

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp) promoveu, na última semana, seminário regional para avaliação e proposição de melhorias ao sistema de informações e estatísticas turísticas do estado de Sergipe – SIET. O evento, realizado pela Unidade de Coordenação do Prodetur/SE, pretende desenvolver diagnóstico completo dos impactos da economia do turismo no estado.

Consultor espanhol, Pedro Aramburu apresentou ao governo e ao trade turístico algumas recomendações estratégicas sobre o plano de ação para o fortalecimento do sistema, de modo a torná-lo uma ferramenta confiável para a atração de investidores interessados em negócios privados e até o fortalecimento de iniciativas, como parcerias público-privadas (PPP).

O plano de ação proposto em acordo com o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/SE) enumera alguns critérios necessários a medição real da atividade turística. Ou seja, contribuição econômica; sustentabilidade ambiental; sustentabilidade social; e sustentabilidade econômica, o que vem a ser a capacidade do governo e iniciativa privada em ter ações diretas para garantir inclusão social, gerando emprego e renda.

“O projeto trata especificamente de um diagnóstico das estatísticas turísticas para que sejam alcançados os objetivos acima. Estamos trabalhando para conhecer esses indicadores turísticos, sua consistência e, se for o caso, como melhorá-los”, disse o consultor técnico Pedro Aramburu.

De acordo com a coordenadora geral do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Sergipe, Cristiana Fernandes, o seminário servirá para aumentar a oferta turística do estado de Sergipe. “Essa ação é a primeira etapa. Houve um mapeamento dessa atividade e agora vamos partir para o plano de ação, que vai dar ao estado a real situação do crescimento desse importante setor econômico”.

O secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson Júnior, enfatiza a importância do seminário. “Um dos primeiros passos para garantir índices confiáveis que servirão de parâmetros a investimentos públicos-privados, bem o desenvolvimento de ações voltadas para o beneficiamento população sergipana, com inclusão social e geração de emprego e renda. Queremos melhorar cada vez mais e oferecer um destino atrativo para os turistas. Estamos nos preparando para transformá-lo em um produto de excelência, com números e dados inquestionáveis”.

Se você está buscando um novo emprego, selecione abaixo:

Cadastre seu currículo agora   Envie seu currículo para dezenas de empresas

Revise seu currículo com um especialista   Consultoria gratuita para obter um emprego