17
02 / 2018

Pronto Socorro do Huse registra 729 atendimentos no fim de semana

Sergipe

Tamanho

No final de semana que correspondeu ao período de 04 a 06 de março, os atendimentos realizados no Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) continuaram dentro da normalidade, sem intercorrências. Foram atendidos 729 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, apenas 113 ficaram internados em observação e para realização de novos exames.

Diversos atendimentos entre clínicos, cirúrgicos, pediátricos, administração de medicamentos e ortopédicos são realizados no hospital. Os casos mais comuns que geram esses atendimentos foram os acidentes motociclísticos, que continuam liderando as estatísticas. Neste final de semana somaram 44 atendimentos.

Já os acidentes automobilísticos registraram duas vítimas com lesões leves. A violência urbana registrou 6 vítimas de arma branca e 7 vítimas de arma de fogo, desse total 8 continuam internados (4 de cada caso). As vítimas por espancamento registraram três atendimentos.

Na Área Azul adulto do hospital, 246 atendimentos de baixa complexidade foram realizados. Já na Área Azul pediátrica, 149 crianças foram atendidas. A sala de sutura do Pronto Socorro registrou 121 pacientes e na ortopedia foram 118 atendimentos.

Outras especialidades também tiveram os plantões movimentados como é o caso do oftalmo e otorrino, que somaram 44 atendimentos. Os ambulatórios de oncologia, retorno e radioterapia somaram 38 atendimentos.

Diante das estatísticas de atendimentos realizados no Pronto Socorro da unidade, durante o último final de semana, o coordenador do PS do Huse, Vinícius Vilela, declarou que a baixa complexidade continua trazendo pacientes para o Pronto Socorro.

“Nossa Área Azul foi modificada e reestruturada para atender com maior conforto os usuários do SUS e já apresenta também uma grande movimentação que deveria ser atendida pelas Unidades de Pronto Atendimento. Nossa equipe está sempre realizando um bom trabalho”, concluiu.

Samu 192 Sergipe

Durante o mesmo período foram registrados mais de 450 atendimentos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), com necessidade de deslocamento de viaturas.

Destes atendimentos, 85 foram realizados por Unidades de Suporte Avançado (USA), 365 por Suporte Básico (USB) e 11 pelas motolâncias (Veículos sobre duas rodas que garantem eficácia no tempo resposta à assistência pré-hospitalar em Sergipe).

De acordo com a superintendente do Samu, Conceição Mendonça, os atendimentos que necessitam recurso de USA e/ou USB podem ser divididos em categorias: traumas (vítimas de acidentes de trânsito, ferimentos por arma de fogo e arma branca, quedas, choque elétrico, afogamento e intoxicação), clínicos (pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral, crises convulsivas, desmaios, diabetes descompensado dentre outras patologias, pediátricos, psiquiátricos e gineco-obstétrico.

“Nos atendimentos ao trauma (causas externas), contabilizamos mais de 177 atendimentos no final de semana. Já Na parte clínica, 235 pacientes foram removidos, assistidos e tiveram a garantia de acesso universal na rede de urgência e emergência do estado ”, enfatiza Conceição Mendonça.

Ainda no final de semana, foram realizadas 190 orientações médicas, gerando algum seguimento dos casos para a rede de atenção à saúde do Estado. O Samu também foi acionado para a realização de atendimento (14) casos gineco-obstétricos (14) pediátricos, (35) psiquiátricos.

Causas externas

Entre as principais ocorrências do Samu 192 Sergipe (39) quedas de motocicleta, (36) quedas de altura ou da própria altura, (9) atropelamentos e um caso de afogamento. Mas, o que mais provocou o deslocamento de ambulâncias foram as colisões, sendo 53 ao todo.

Se você está buscando um novo emprego, selecione abaixo:

Cadastre seu currículo agora   Envie seu currículo para dezenas de empresas

Revise seu currículo com um especialista   Consultoria gratuita para obter um emprego