27
06 / 2017
32 Novos artigos

No Como Chegar de hoje vamos falar sobre o Pico do Jaraguá, um dos pontos mais altos do estado e com mirantes de tirar o fôlego. Começamos falando das trilhas...
 
Trilha do Pai Zé e trilha da Bica são os caminhos mais famosos de um parque que muita gente vê de longe (um morro cercado de verde visível desde a zona oeste até a zona norte de São Paulo), mas poucos visitam o local. São dois pontos de entrada no parque: um que leva pra torre/mirantes e outro caminho que leva para o parque com churrasqueiras, campos de futebol de areia e quadras. Fique atento, normalmente existe uma confusão natural entre as entradas.
 
Conhecido por ser o ponto mais alto da região metropolitana, o Parque Estadual do Jaraguá tem trilhas que levam ao pico de 1.135 metros de altitude e ao mirante, onde a vista privilegiada da cidade e dos arredores já vale o passeio. Ao longo dos caminhos é possível observar, além de lagos e nascentes, animais silvestres em seu habitat natural.
 
É um parque urbano, que figura entre um dos mais representativos deste gênero no Brasil. Criado em 1961 e tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco em 1994, possui significado histórico, tendo se constituído em foco de várias representações sociais paulistas. Hoje costuma ser mais lembrado por portar várias antenas de televisão em seu pico, sem isso significar a perda de sua beleza, pois ainda é um dos cartões postais da cidade e ponto referencial do paulistano.
 
Criado em 1961, a área tem atividades para adultos e crianças. São churrasqueiras, quadras, playgrounds, albergue, lanchonete, pavilhão e anfiteatro à disposição do visitante. É possível chegar ao Pico do Jaraguá de carro pela estrada turística. Infelizmente registros fotográficos profissionais da antena e filmagens não são permitidos, -caso ainda deseje o registro- faça com discrição e evite a ação dos guardas locais.
 
As opções de Como Chegar são automóvel ou coletivos, sendo a primeira opção mais rápida e, nesse caso específico, mais econômica. O tempo de viagem do centro de Osasco até a entrada do Pico é menor que 40 minutos e o investimento é inferior a 20 reais de combustível. De coletivo, serão necessárias 2 horas e meia e um investimento de 18 reais (ida e volta por pessoa).
 
Veja no mapa abaixo o melhor caminho para chegar no Pico do Jaraguá partindo de Osasco;

 

Trajeto de carro


Exibir mapa ampliado

 

Trajeto de coletivo

 


Exibir mapa ampliado

 

Comece já a receber nossa revista gratuita. Direto em seu correio as principais notícias da cidade.

Patrocinadores