16
10 / 2017
26 Novos artigos

Como chegar na Trilha da Cachoeira da Fumaça(SP)

Aventura

Tamanho

A Cachoeira da Fumaça está localizada entre Rio Grande da Serra e Paranapiacaba (Santo André - SP), numa entrada sem identificação beirando a estrada SP-122 (conhecida como Rio Grande-Paranapiacaba).

Por se tratar de uma estrada sem pontos para obter informações (as casas são distantes e poucos pedestres e carros circulam na estrada) é fundamental o uso de transporte público.

Conforme trouxemos em matérias anteriores, as opções de transporte até Paranapiacaba são variadas e de fácil locomoção. Utilize a CPTM e gaste menos de R$8 reais até o Distrito de Paranapiacaba. As informações a seguir são para uso de pessoas experientes em trilhas e em boas condições físicas.

Uma vez em Paranapiacaba, será necessário a utilização de ônibus (sentido Rio Grande da Serra) - ou seja- basta voltar pelo mesmo trajeto que o levou até o centro do Distrito. Estacione o carro lá. O motivo dessa ida e vinda é pelo fato de não se ter onde deixar o veículo na entrada da trilha. Caso utilize transporte público, peça ajuda para o motorista do coletivo (em sua maioria solícitos e dispostos a ajudar) para que sinalize onde é a entrada da Trilha da Cachoeira (aproveite para fazer isso já no trajeto de ida antes do centro).

Em média, a entrada fica a 7 minutos do centro do distrito. É fundamental estar acompanhado de alguém que já tenha feito a trilha, são diversos os casos de grupos perdidos na mata fechada no segundo trecho da caminhada.

Por se tratar de uma trilha com diversas nascentes e acúmulo de água das chuvas, desde a entrada até cerca de 40 minutos depois é um caminho rodeado de lamaçais, poças e terrenos escorregadios. Se prepare, um calçado Timberland, Macboot ou similar é fundamental.

O segundo trecho da trilha é um desafio de equilíbrio, onde um corredor natural cercado por mata alta e absolutamente preservada divide espaço com uma veia d’água. Aproveite esse trecho para limpar suas botas com a água pura.

No terceiro e último trecho, a caminhada é por um rio de correnteza leve e com pedras salientes, causando escorregões aos mais desatentos. Para chegar até a Cachoeira da Fumaça, basta seguir reto, sempre pelo rio. É fundamental marcar a posição de reentrada do terceiro trecho para não se perder na volta.

A cachoeira permite visão privilegiada do litoral (Santos e Guarujá) e, em dias limpos, permite visualização até mesmo de navios rumo ao Porto de Santos. A água do rio é limpa, porém recomenda-se não beber por riscos de doenças decorrentes de águas não tratadas.

O PlanetaOsasco vai oferecer em breve o caminho de trilhas atreladas a uma rota por GPS, associada ao Google Maps. Com esse serviço, os caminhos ficarão ainda mais fáceis para quem deseja se aventurar.

Grau de dificuldade: Médio
Tempo médio: 3:00 horas
Grau de declínio: Médio
Percurso alternativo: 7 km
Indicada: grupos adultos e jovens, não sedentários.
Informações adicionais: área de microclima com alto índice pluviométrico sujeita a neblina e variações climáticas bruscas.

Equipamentos: 
Roupas leves, de preferência uma para frio e uma para troca.
Capa de chuva
Tênis ou Bota já amaciado, tendo um para troca, nunca estrear novo calçado
Meia tipo soquete e uma de sobra
Mochila pequena
Lanche leve
Boné ou chapéu
Repelente, de preferência de citronela
Protetor solar para dias de sol
Saco plástico para lixo

Redigido após visita ao local e com recomendações do Guia de Paranapiacaba

Imagens: Arquivo Panoramio e Arquivo pessoal Jornalista Gabriel Martiniano.

 

No Mapa abaixo, oferecemos o melhor caminho até a entrada da trilha, na Rodovia Rio Grande-Paranapiacaba.

Entrada da Trilha;


Exibir mapa ampliado

 

Se você está buscando um novo emprego, selecione abaixo:

Cadastre seu currículo agora   Envie seu currículo para dezenas de empresas

Revise seu currículo com um especialista   Consultoria gratuita para obter um emprego

Comece já a receber nossa revista gratuita. Direto em seu correio as principais notícias da cidade.

Patrocinadores